O que é Spinning Babies?
Traduzindo para o português, spinning babies significa “bebês girando”. Sua idealizadora, Gail Tully, nos trouxe com essa abordagem um novo olhar para a gestação e parto, sendo o principal objetivo proporcionar mais conforto, bem estar e conexão com o seu bebê através de três princípios básicos:
GRAVIDADE – EQUILÍBRIO – MOVIMENTO
Como funciona na prática?
Na gestação
Através de posições, exercícios, alongamentos, descanso inteligente e correções posturais nós conseguimos aliviar dores e desconfortos, manter a musculatura e ligamentos pélvicos e uterinos relaxados, ajustamos o espaço intra-uterino para o melhor posicionamento do bebê, o que consequentemente pode levar a um parto mais fluído, fisiológico e com menos intervenções.
No trabalho de parto
De acordo com essa abordagem, nós acreditamos que mais importante do que a dilatação do colo do útero é a posição do bebê. Um bebê que tem espaço para encaixar e descer sem complicações é o que aumentará as chances do trabalho de parto fluir de forma mais natural e fisiológica. Para isso, utilizamos de posições específicas que aumentam o espaço do bebê para rotacionar e descer pela pelve em casos onde há parada de progressão ou distócia funcional (quando o bebê encaixa de forma errada e fica preso em algum nível da pelve).
E como eu posso me beneficiar?
Educadores Perinatais com certificação Spinning Babies® fornecem cursos de três horas onde será ensinado o conceito dessa abordagem, a fisiologia, e a prática dos exercícios e posturas para serem reproduzidos durante a gestação pela mulher junto com seu acompanhante.
Quanto melhor e mais frequente o desempenho dos exercícios na gestação, menores as chances de ser necessário utilizá-los em trabalho de parto.
O momento ideal para começar é entre 20 e 30 semanas. No caso de bebês pélvicos ou transversos, são realizadas posições específicas a partir de 31 ou 32 semanas para aumentar as chances deste bebê ficar cefálico, associando-os sua prática diária com moxa e acupuntura.
Por Gabi Garbin