Angelina Shintati
A gente sabe que o corpo de toda mulher está preparado para parir da melhor forma possível, mas com acompanhamentos específicos podemos ajudar as gestantes à estar com a musculatura da região perineal ainda mais fortalecida para o momento do trabalho de parto.
Esse é o trabalho da Angelina Shintati, fisioterapeuta especializada em saúde da mulher, instrutora de hidroginástica para gestantes e doula pré e peri-parto, aqui do Espaço Mãe.
Trilhando a jornada da humanização do nascimento há mais de 20 anos e dedicada ao cuidado e atenção às gestantes e suas famílias, Angelina, inicia o acompanhamento antes mesmo da concepção do bebê, na pré-concepção consciente e no planejamento familiar.
O casal engravida, a gestação consciente flui e as consultas de pré-natal ficam mais intensas, visto que o primeiro trimestre gestacional requer cuidado e calmaria. A partir da 13ª semana, início do segundo trimestre gestacional, do ponto de vista fisioterapêutico, começa um trabalho de cuidado corporal junto às gestantes – já que seu corpo passa por intensas mudanças. É neste momento que inicia a fisioterapia perineal, preparando o MAP – músculos do assoalho pélvico – não somente para o parto, bem como para a sustentação dos órgãos pélvicos.